Palestra sobre Hipertensão Arterial finaliza atividades do semestre na Clínica Escola

Atividade foi elaborada pelos alunos do 7º período de Fisioterapia


Em 02/07/2012 às 10h00

Por: Comunicação FAMINAS

Os alunos do 7º período de Fisioterapia realizaram uma palestra sobre Hipertensão Arterial, na Clínica Escola da FAMINAS. A ação finalizou o projeto "Continuidade", desenvolvido para levar atendimento à população e realizar atividades de prevenção. Ao todo, 17 alunos do curso participaram da palestra, que contou com a presença dos pacientes que da Clínica que sofrem com alterações nos níveis de pressão.

Por meio de encenações, explicações sobre a doença e dicas de prevenção, os alunos encerraram o ciclo de atendimentos na Clínica Escola neste semestre. "Os atendimentos do estágio oficialmente terminaram e o projeto foi estendido por mais duas semanas para contribuir no cumprimento da carga horária de estágio dos alunos e para que os pacientes que possuem maiores necessidades de atendimentos pudessem receber este atendimento por mais tempo", explica Roberta Bruno, coordenadora da Clínica Escola da FAMINAS.

Roberta conta que a concepção do projeto é mérito dos alunos, que tiveram nesta palestra a oportunidade de aprimorar suas competências. "Eles tem a oportunidade de elaborar palestras, importantes para aprimorar as habilidades e competências do aluno para falar em público, motivá-los à saúde pública, já que atualmente o mais importante é pensar a educação para a saúde pública."

A aluna Fernanda Trindade conta que foi feita uma triagem dos pacientes hipertensos da Clínica, e cita as pequenas ações como fundamentais para prevenir a hipertensão. "Muita gente não sabe que em pequenas ações nós conseguimos mudar esta situação, diminuindo os níveis de sal na alimentação, praticando algum tipo de exercício físico e eliminando o consumo de bebidas alcoólicas e do cigarro", afirma.

A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença de caráter de saúde pública, silenciosa e com poucos sintomas. Para os hipertensos, é recomendável que se realize a aferição de pressão sempre que for ao médico. Quem não sofre de alterações de pressão, deve realizar a aferição pelo menos uma vez por ano para o controle, a observação e a prevenção.

Tags: Fisioterapia, FAMINAS, Clínica Escola

Vamos conversar?