Em 25/04/2012 às 13h42
Por: Comunicação FAMINAS
No mês em que se comemora o Dia do Livro, a Biblioteca FAMINAS recebeu os alunos da 2ª e 3ª séries da Escola Santa Terezinha. Além de despertar o interesse dos mais novos pela leitura, a visita desta terça-feira buscou mostrar como funciona uma biblioteca. No encontro, a faculdade recebeu também a escritora e professora muriaeense Andréa do Valle, que apresentou, por meio de fantoches, a peça "Um Gato Chamado Sophia", baseada na sua obra homônima lançada em 2010.
Durante a tarde, as crianças tiveram a oportunidade de ter o primeiro contato com todo o espaço da Biblioteca. Auxiliados pelos profissionais do setor, os estudantes conheceram os espaços destinados a estudos, acervos de livros, multimeios e também o anfiteatro, onde assistiram à peça. Encenada por Andréa e pelo ator e ex-aluno do curso de Psicologia da FAMINAS, Elielson Rodrigues, "Um Gato Chamado Sophia" ganhou a atenção e os risos do público infantil.
Logo depois, as crianças usaram a criatividade para desenhar os personagens que mais gostaram na peça (foto). Para Andréa, estas atividades são importantes para que eles possam desenvolver o gosto pela leitura. "O contato com a literatura faz com que a criança crie um mundo que a permita sonhar e se colocar no lugar dos personagens. A fantasia pode ajudá-la a resolver os problemas da vida real", afirma. A escritora cita o comportamento crítico como outro benefício do hábito de ler. "Com a leitura, a pessoa tem o poder de transformar a sociedade, enriquecer seu vocabulário e se comunicar melhor".