Em 25/11/2011 às 13h39
Por: Comunicação FAMINAS
O curta Extra-classe, feito pelos alunos do 6º período de Publicidade e Propaganda da FAMINAS, será lançado oficialmente neste sábado, dia 26, no Grande Hotel Muriahé. O trabalho, que tem duração de 25 minutos, foi desenvolvido pelos acadêmicos sob a direção e produção da Professora Juliana Rodrigues e da Coordenadora de Publicidade e Propaganda, Amanda Ferraz.
A história é de Ana Raquel e Danilinho. Eles mal se conhecessem, mas não se gostam. Ela, por achá-lo um mauricinho fútil. Ele, por achá-la uma CDF chata. E apesar de parecer improvável, entre preconceitos, responsabilidades, o amor floresce, superando as diferenças. Escrito e dirigido por Juliana e coordenado por Amanda, o filme teve a participação ativa dos alunos. Do elenco à produção executiva e edição, todos os estudantes trabalharam e aprenderam ao mesmo tempo.
"Extra-classe" fala sobre dois jovens que são da mesma turma de Administração e Marketing. A professora propõe à turma um trabalho em duplas, mas ao invés de deixar que os alunos escolham seus parceiros, resolve sortear os nomes. Ana Raquel é sorteada com Danilinho. Ao longo do tempo, eles acabam se conhecendo mais, o que vai fazer com que mudem a primeira impressão que têm um do outro.
"A história surgiu quando Tarlis Araújo, que era minha aluna, contou que gostaria de atuar em um filme meu. Depois, ela e Renan acabaram atuando juntos num pequeno curta de um aluno que eu acompanhei e o entrosamento da dupla foi a base para a inspiração desse filme que nos remete a capacidade de amar além das aparências", explica Juliana.
Para Tarlis, protagonista do curta, dar lugar às novas experiências do personagem exigiu amadurecimento e ousadia. "Não sou atriz. Não sou artista. Não sou cantora. E nem contadora de histórias, mas, interpretar a Ana Raquel me exigiu todos os esforços possíveis. Ela tinha um olhar diferente, gesto diferente, gosto diferente, pensar diferente. E colocar o ‘Eu’ de lado para dar espaço a outro personagem não foi tão simples".
A Zona da Mata Mineira tem uma vocação potencial para atividades artísticas que vem sendo retomada nessas cidades, como o cinema. Pensando nisso, professores e alunos decidiram se reunir para tornar o projeto " Extraclasse" uma realidade. Para Amanda, os projetos desenvolvidos pelos professores da FAMINAS tem como objetivo criar oportunidades para que os alunos possam conhecer mais o mercado de trabalho e ter condição de aplicar as teorias aprendidas em sala. "O projeto desenvolvido pelo curso na produção deste curta fez com que os alunos conhecessem diversas áreas da profissão, como produção, figurino, iluminação, direção, inclusive atuação, já que os protagonistas são os próprios alunos. Este é um momento eternizado de muita aprendizagem, conhecimento e experiência profissional", conta.