Em 06/07/2011 às 09h55
A Faculdade de Minas - FAMINAS-BH, em relação às informações sobre o Exame de Ordem da OAB, realizado em dezembro de 2010, que reprovou 88,275% dos inscritos, manifesta-se nos seguintes termos:
- As notícias não são esclarecedoras o suficiente para apurar se de fato os inscritos no Exame eram candidatos alunos, recém-formados ou veteranos. Tal informação encontra-se somente com os organizadores do concurso que, até no momento, não disponibilizaram às Faculdades.
- Como a própria imprensa informa, o percentual de inscritos no exame da Ordem não passa dos 10%, do total de alunos dos cursos de Direito do Brasil, o que torna evidente que não é todo estudante ou egresso, que se inscreve no exame; portanto, uma avaliação de um curso não pode se dar por uma amostragem percentual tão pequena e nem pode ser este o objetivo da OAB.
- Em exames anteriores recentes as aprovações foram abaixo dos 10% dos inscritos, e, neste período, no primeiro semestre de 2010, a FAMINAS-BH teve aprovação de 25% de seus alunos; no segundo semestre de 2010, a aprovação foi de 14,29%, ambos acima da média nacional.
- O Exame da OAB é ofertado de 2 a 3 vezes no ano e a FAMINAS-BH só tem colação de grau anual. Portanto, os números de inscritos no Exame da OAB podem não se referir somente a alunos que tenham concluído o curso, mas também a alunos que fazem o exame como "treineiros", apenas para "os primeiros contatos" com o Exame, visando desmistificá-lo e conhecer sua sistemática.
- A FAMINAS-BH segue os parâmetros de ensino definidos pelo MEC, com a metodologia e a formação de seus alunos para toda uma vida e não só para concursos e exames específicos.
- A avaliação de qualidade dos cursos de graduação é da responsabilidade exclusiva do MEC. Na avaliação realizada no final de 2010 pelo INEP/MEC, a FAMINAS-BH obteve nota 4, numa escala de 1 a 5, caracterizando o seu curso de Direito "com qualidade além dos padrões estabelecidos" pelo próprio MEC (http://emec.mec.gov.br).
A FAMINAS-BH reitera sua disposição de Educar com Qualidade e Eficiência seguindo sempre os padrões do MEC, a quem deve subordinação constitucional, e coloca suas instalações à disposição da comunidade em geral para conhecer-nos e ao nosso trabalho voltado ao social.
Direção da FAMINAS-BH