Professor da FAMINAS realiza projeto de conservação de nascente em Belisário

Iniciativa é pioneira em Muriaé e contou com o apoio da FAMINAS para sua execução


Em 01/02/2011 às 14h12

Por: Comunicação FAMINAS

Em parceria com a FAMINAS e várias outras instituições, o professor do curso de Comunicação Social da instituição, Renato Sigiliano, realizou um projeto de conservação de nascente em Belisário. Protegida com o plantio de 550 mudas de 22 espécies nativas, a nascente foi incluída no projeto realizado por Renato durante o mês de janeiro.

Em outubro de 2010, ele auxiliou representantes de clubes de caminhantes de Belo Horizonte que vieram ao entorno do Parque do Brigadeiro para mapear trilhas para a prática do ecoturismo e o turismo rural. Ao passar diante da mina, de água fria e leve, o professor constatou o início de um processo de erosão na encosta que domina a nascente. "Procurei o proprietário e ele disse que estava interessado na conservação", conta o professor. "A partir daí, criei o projeto e busquei as parcerias, inclusive a da FAMINAS", explica.

Este é o primeiro projeto ambiental executado em Muriaé ancorado numa campanha de marketing. "A importante ação do plantio de árvores que vai conservar a nascente está sendo seguida em desdobramentos em diversas mídias, sempre buscando a conscientização da sociedade para a preservação ambiental, especificamente para os mananciais hídricos", encerra o professor, que é pós-graduado em Gestão Ambiental e mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades. Um plantio simbólico foi realizado na manha do último domingo, seguido para um almoço para os envolvidos na execução do projeto.

Tags: faminas, renato sigiliano, comunicação social, projeto ambiental, conservação de nascentes

Vamos conversar?