Em 30/11/2010 às 09h54
Por: Comunicação FAMINAS
Os alunos de Terapia Ocupacional da FAMINAS estiveram no Rio de Janeiro para uma visita técnica ao Centro de Atendimento Intensivo (CAI) em Belford Roxo. O encontro faz parte de um projeto conduzido pela Terapeuta Ocupacional do CAI e membro do corpo docente da FAMINAS, Rosângela Soares, onde os acadêmicos puderam conhecer a estrutura de um centro que abriga jovens em conflito com a lei em cumprimento de medida privativa de liberdade, priorizando os adolescentes com déficit cognitivo, dificuldades na aprendizagem, comprometimentos na atenção e concentração consequentes do uso abusivo de drogas.
De acordo com Rosângela, os graduandos se mostraram satisfeitos com a visita e já até solicitaram um retorno ao local. "O evento mobilizou toda a Unidade, envolvendo os adolescentes, agentes de disciplina, equipes técnica, sócioeducativa, saúde mental, médica, enfermagem, odontologia, administrativa, professores e diretoria".
A Coordenadora de Terapia Ocupacional da FAMINAS, Tânia Fernades, destacou a importância da visita como aplicação profissional para os futuros terapeutas ocupacionais. "Cada sujeito é possuidor de singularidades e necessidades individualizadas. O Terapeuta Ocupacional está habilitado, por meio de investigação pormenorizada, a analisar qual atividade deve ser prescrita. Isto envolve olhar, escuta apurada, estudo do histórico do jovem e implicações advindas de uma prescrição indevida", ressalta.
O CAI-BR tem capacidade para
atender 120 adolescentes do sexo masculino entre 13 e 18 anos. A visita teve o intuito de promover a ampliação do conhecimento dos
futuros terapeutas ocupacionais sobre os serviços de atenção (orientação, apoio
e prevenção) ao adolescente em conflito com a lei.