Em 10/11/2010 às 13h25
Por: Assessoria de Comunicação
Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou Monografia do curso de Sistemas de Informação se dividiram este ano entre produto e projeto. Os produtos foram elaborados para serem aplicáveis na sociedade afim de beneficiar e agregar conhecimento a todos. Como exemplo o discente Adriano Donato apresentou Jogos educativos com interação por realidade aplicada, Renata Mendes desenvolveu a Biblioteca Digital e Jame Oliveira a Biblioteca Municipal.
O Sistema de apoio a Pastoral da Criança foi defendido pelo acadêmico Jefferson Lasário Caetano e o Sistema viver bem na melhor idade por Sebastião Gonçalves dos Santos.
O Coordenador do curso de Sistemas de Informação Prof. Ms. Ricardo Esteves Kneipp orientou este ano 9 TCCs e contou que a realização do trabalho cria um portfólio para o mercado de trabalho, por ele ter a capacidade de construir um projeto que contém todo o ensinamento visto na graduação.
O professor também ressalta a importância do desenvolvimento de pordutos de caráter social que melhoram a qualidade de vida da população. "Através dessa contribuição social o aluno é capaz de utilizar todo o conhecimento e recursos apreendidos no decorrer do curso", diz Kneipp.
A visão do aluno
A tão temida monografia é vista por muitos como o terror do curso, isso até o momento em que o acadêmico reconhece seu valor e importância. Para falar sobre o TCC a formanda 2010 do curso de Sistemas de Informação Kerollen Soares contou sobre o processo de elaboração de seu trabalho. Orientada pelo Prof. Kneipp, ela analisou o desenvolvimento de um sistema para o setor de estágios de uma instituição de ensino superior e apresentou sua monografia na última quinta-feira (04).
Ela contou que momentos antes da apresentação estava muito tensa. "Trata-se de um trabalho muito importante na formação acadêmica, que houve grande dedicação e esforço para que obtivesse o sucesso esperado, e o nervosismo se deu pelo receio de não conseguir expressar e apresentar de maneira que atendesse as expectativas. Porém no decorrer da apresentação tudo foi fluindo e as idéias foram expressadas de maneira com que tudo o que foi proposto eu consegui passar", conclui a acadêmica.
Participaram da banca Regina Varella, Ricardo Kneipp, Bráulio Vieira e Francisco de Assis que fez algumas considerações.
Segundo Kerollen o desenvolvimento do trabalho contou com a parceria entre o setor de Coordenadoria de estágios da FAMINAS, que forneceu todos os dados necessários para o levantamento de requisitos e conhecimento das regras de negócio do setor; o co-orientador Bráulio Vieira dos Santos Filho que a orientou na parte de gerencia de TI, estrutura e engenharia de sistemas; o orientador Kneipp quem regeu as orientações que compreendem o desenvolvimento de um projeto de conclusão de curso, disciplinas a serem aplicadas no trabalho, além da coleta e análise dos requisitos iniciais, elaboração das etapas do projeto, detalhamento na documentação do mesmo e construção e pesquisas sobre metodologias, ferramentas e tecnologias a serem utilizadas além do desenvolvimento em si feitos por ela.
De acordo com a discente as dificuldades encontradas foram em conciliar o tempo que poderia ser desprendido para a realização dos trabalhos com a disponibilidade dos envolvidos para reuniões na busca de novas tecnologias antes não conhecidas.