Em 10/11/2010 às 10h09
Por: Assessoria de Comunicação
O V Percepções - Festival Nacional de Cinema acontecerá entre 19 e 21 de novembro de 2010. O evento tem como finalidade primordial a exibição de filmes e produções audiovisuais nacionais de curta e média metragem, realizados no suporte de cinema ou vídeo. Além das exibições diárias, acontecerão debates e palestras com realizadores, produtores, atores e críticos; oficinas de formação e aprimoramento artístico e técnico, e diversas outras atividades culturais.
A realização do Percepções acontecerá no campus da FAMINAS - Muriaé, já as apresentações culturais serão realizadas ao ar livre em pontos estratégicos da cidade.
O diferencial da quinta edição do Percepções é a inclusão de mais uma mostra – Filminuto – e a temática de sustentabilidade e de responsabilidade social.
A Cerimônia de abertura será na sexta-feira (19) às 19h, logo após a Mostra de Filmes com os curtas: A Mais Forte – Cinco Minutos – Carreto - A Bomba d`Água
No sábado (20) o evento começará cedo, das 08 às 12h será a Oficina de Fotografia com Nelson Soares, também às 08h a Oficina de PIXELATION - Animação stop motion com pessoas, que terá por limite até 10 inscritos e terminará às 18h.
Das 13 às 17h haverá a Oficina de Produção de Comerciais com Lílian Mara Trindade e a partir das 19h a Mostra de Filmes na qual serão exibidos os curtas: Felizes para Sempre – Pré-socráticos x Indígenas – Atrás das Lentes – O Cozinheiro Negro – Imagem de Mulher – Menina da Chuva – Re-Produzidas – Preso ou Solto?
A mostra será finalizada no domingo (21) às 18h com o lançamento do curta "As Cerejas" uma produção dos acadêmicos do sexto período de Publicidade e Propaganda. E às 18:30 acontecerá o encerramento e premiação do Festival Percepções – Sexta Edição.
O Festival Percepções - 2010 recebeu inscrições entre os dias 16 de agosto e 8 de outubro de 2010. Os materiais postados depois desta data não participarão da seleção.
As inscrições para oficinas serão feitas pelo e-mail [email protected].
Mais sobre o Percepções
Idealizado, no início de 2005, pelos professores da Faculdade de Minas – FAMINAS, Adriano Medeiros Rocha e José Geraldo Ferreira Pena - ambos do curso de Comunicação Social, o evento representa um desdobramento de outro projeto cultural e de extensão universitária, denominado Cidadania através da TV e desenvolvido com adolescentes da comunidade do Porto, de Muriaé. Em 2009, a dupla de professores também iniciou a Mostra Canarinho, oferecendo à comunidade muriaeense exibições e debates mensais sobre cinema brasileiro.
A organização da quinta edição de Percepções também conta com o trabalho e dedicação de outros professores e alunos de diversos cursos da Faculdade de Minas, além de funcionários da instituição e colaboradores da comunidade. Em 2010, o enfoque do festival será a sustentabilidade e a responsabilidade social, oportunidade para maior conscientização do público sobre o respeito com o meio ambiente e as formas de preconceito ainda existentes em nossa sociedade.
O Percepções tem por objetivo facilitar a circulação e divulgação de bens artísticos da nossa cultura; estimular a formação de público para o cinema e o vídeo nacional; promover o resgate da memória e da identidade sócio-cultural coletiva da população de Muriaé e região; possibilitar a experimentação audiovisual a crianças e adolescentes; difundir a concepção de se realizar pesquisas de interesse artístico, comunitário e social através do vídeo.