Em 14/10/2010 às 11h34
Por: Assessoria de Comunicação
O curso de Terapia Ocupacional da FAMINAS está presente na rede de atenção primária de Muraé, ProJovem, contribuindo com a intervenção psico social, junto aos adolescentes do Bairro Encoberta.
O
projeto Terapia Ocupacional e ProJovem - Adolescente em risco social
CAIC – Centro de Atendimento Integral a Criança e ao Adolescente, vêm sendo
realizado pelos alunos do 6° e 8° período sob
a supervisão da Profª Rosângela Soares, Terapeuta Ocupacional do Departamento
Geral de Ações Sócio Educativas do RJ (DEGASE – RJ).
Cerca de 32 adolescentes, em idade de 13 a 18 anos, do sexo masculino e feminino, participam do projeto, que se trata de uma intervenção direta dos alunos no descentramento das ações ligadas ao uso de drogas (demanda prioritária no projeto, pela disseminação do crack na localidade), criminalidade, violência, prevenção DST, AIDS, métodos contraceptivos, gravidez precoce, etc.
São utilizados como recursos terapêuticos, palestras, orientações individualizadas, dinâmicas de grupo e atividades que promovam a desconstrução de condutas inadequadas, e a construção de novos ideais, observando as características e necessidades de cada adolescente, promovendo ainda, o estímulo da aprendizagem, cognição e aumento da auto-estima.
De acordo com Rosângela os futuros Terapeutas Ocupacionais são estimulados a conduzirem atividades previamente analisadas, concomitante a abordagem dos mais variados temas. "O grupo de acadêmicos é orientado a promover momentos de reflexão sistematizada desses jovens, de acordo com a demanda e singularidade de cada um de acordo com as necessidades levantadas após escuta terapêutica individualizada", explica a Terapeuta.
Com base no Conselho Federal de Terapia Ocupacional, é de exclusiva competência do Terapeuta Ocupacional, no âmbito de sua atuação, avaliar as habilidades funcionais do indivíduo, elaborar a programação terapêutico-ocupacional e executar o treinamento das funções para o desenvolvimento das capacidades de desempenho das Atividades de Vida Diária (AVDs) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs) para as áreas comprometidas no desempenho ocupacional, motor, sensorial, percepto-cognitivo, mental, emocional, comportamental, funcional, cultural, social e econômico de indivíduos. A atuação, portanto, centra-se no eixo social da Terapia Ocupacional, abrangendo os jovens em situação de risco atendidos pelo projeto. (Resolução Nº. 316, de 19 de Julho de 2006).
Sempre por dentro
Nos dias 29 e 30 de setembro e 1° de outubro as professoras do curso de Terapia Ocupacional da FAMINAS Márcia Garcia e a coordenadora Tânia Fernandes, junto com aluna do 8° período Pricila Carla Alves, participaram do VIII Congresso Norte e Nordeste de T.O. (CONNTO) 2010, no qual realizaram trabalhos de apresentação oral e escrita.
O tema central foi "Prática clínica, pesquisa, tecnologia e políticas em Terapia Ocupacional", abrangendo todas as áreas e possibilitando a discussão científica desde a prática cotidiana até a pesquisa. A intenção do evento era compartilhar o conhecimento praticado no Norte/Nordeste, como também nas demais regiões do país.
O CONNTO é um encontro científico, político, e de integração da Terapia Ocupacional, possibilita aos profissionais construir novos saberes e práticas, com intervenções mais eficientes, para melhor desenvolver a assistência e o cuidado ao individuo e a sociedade.
Fonte: Coordenação de Terapia Ocupacional