Em 13/10/2010 às 14h18
Por: Assessoria de Comunicação
A convite da diretoria da Penitenciária de Muriaé Dr, Manuel Martins Lisboa Jr. a Profa. Ms. e coordenadora do curso de Enfermagem, Soraya Lúcia do Carmo S. Loures, e os acadêmicos do curso de enfermagem realizaram um treinamento de capacitação dos agentes penitenciários a respeito do HIV. O treino que aconteceu das 18:30 min ás 21:00h, foi conduzido alunos.
A partir de palestras com o auxilio do data show e da destribuição de panfletos foram abordados temas como: o histórico da AIDS, seus tipos, sintomas, formas de transmissão, períodos de incubação, diagnóstico, tratamento e prevenção.
De acordo com a Mestra Soraya que coordenou o Educação e Saúde as principais dúvidas dos agentes eram quanto as formas de transmissão do vírus. Ela disse também que na última semana fizeram uma coleta de sangue dos presidiários, com participação dos alunos do Curso de Enfermagem e Farmácia para o teste de HIV, que foi encaminhada para Juiz de Fora.
Projetos
Os futuros enfermeiros começaram o segundo semestre animados. Eles estão desenvolvendo mais de oito projetos de ação social que segundo a Enfermeira Soraya têm o objetivo de aprimorar o conhecimento técnico e científico dos acadêmicos, pois familiariza o contato com o público, capacita para palestar, beneficia a comunidade e/ou participantes contribuindo assim com a promoção da saúde e qualidade de vida.
Todos estão cadastrados como projetos de extensão. Dentre eles o PROJOVEN-Educação em Saúde desenvolvido pelo 2° e 6° período, o Lasedeterapia pelo 6°e 8° período e o Sala de Espera iniciado em agosto pelo 6° e 8° período no Centro de Epidemiologia no qual os alunos orientam os pacientes inseridos no programa DST-AIDS de Muriaé sobre questões gerais relacionadas à saúde e qualidade de vida, e proporcionam ao portador de HIV oportunidade da busca do conhecimento para a prevenção e educação a saúde.
As professoras Ana Paula Ferreira Macolongo e Irma de Souza Barbosa também coordenam projetos como o Prevenção e Saúde na Fundação Cristiano Varella, e o PAF (Pronto Atendimento FAMINAS) que promove a prevenção da saúde dos trabalhadores da instituição, prestando atendimentos como: aferição da pressão arterial, glicemia capilar para os diabéticos e orientação para saúde do homem e da mulher através de palestras educativas.