Tratamento Equoterápico beneficia a população de Muriaé e região


Em 13/10/2010 às 14h14

Por: Assessoria de Comunicação

 

A Equoterapia oferecida pela FAMINAS é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo buscando o desenvolvimento biopsicosocial de pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais. O atendimento acontece às terças e quintas-feiras das 14:00 as 18:00 horas no picadeiro de Equoterapia da FAMINAS.

O coordenador do projeto Prof. Esp. Fabrício Monteiro de Castro e Castro explica que o trabalho é desenvolvido de forma interdisciplinar, sendo esses praticantes de Equoterapia submetidos a uma avaliação inicial, feita pelos acadêmicos de fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia. Em seguida é elaborado um plano de tratamento equoterapêutico de acordo com as possibilidades e potencialidades de cada praticante.

De acordo com a coordenadora de Terapia Ocupacional Profª Msc. Tânia Fernandes, os atendimentos prestados pelos alunos de T.O. acontecem às terças-feiras de 8h as 10h, e de 14h as 18h, já as quintas-feiras somente no horário de 14h as 18h.

Segundo o Fisioterapeuta Fabrício, o acadêmico que participa do projeto tem a possibilidade de conhecer um método de tratamento eficaz, motivador e até certo ponto inovador, além de acrescentar ao aluno a visão das doenças clínicas. E diz: "É cientificamente comprovado que a equoterapia melhora o equilíbrio e traz outros benefícios físicos e psicológicos".

A melhora da coordenação motora e do tônus muscular, a afetividade, a socialização e o aumento da capacidade de aprendizado, também são evidenciados.

Ao todo participam do Projeto de Extensão 16 alunos dos cursos de fisioterapia e psicologia da FAMINAS.

Cerca de 70 alunos já passaram pelo projeto Equoterapia-Faminas, que é realizado gratuitamente, tornando a equoterapia um tratamento não elitizado e disponível para todas as classes sociais de Muriaé e região, conta o Professor.

Já foram realizados 800 atendimentos, envolvendo mais de 300 pessoas, entre praticantes e familiares, sendo em sua maioria portadores de desordens neurológicas como: Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, AVE e outros.

A Equoterapia é ofertada como uma disciplina na grade curricular dos alunos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, mostrando que a FAMINAS tem uma grande preocupação em formar profissionais cada vez mais capacitados em prestar serviços à população que necessita de atendimentos diferenciados.

Vamos conversar?