Os alunos do 1° ano do ensino fundamental do colégio Equipe conheceram as instalações da FAMINAS na tarde desta última sexta-feira (01). Eles participam do Projeto Piloto, realizado pelos alunos do 6° período de Comunicação Social, na disciplina de Mídia e Poder, ministrada pelas professoras Luciene Mª Ribeiro Muglia Thomaz e Fernanda Abrão, com o apoio dos coordenadores de curso Amanda Ferraz e José Geraldo Pena.
Ao chegar na instituição os alunos observados pela profª Ricarda Batista e a coordenadora pedagógica Mª da Conceição Rodrigues de Souza, conheceram a Biblioteca Central e o Laboratório de Informática. Logo após os laboratórios de TV e Rádio, onde puderam entrar em contato com os estúdios e equipamentos utilizados pelos acadêmicos.
Terminaram a visita lanchando na cantina da FAMINAS.
Posteriormente as imagens gravadas durante as aulas no colégio e na FAMINAS, irão para um documentário que será lançado no final de novembro.
O Projeto Piloto é um projeto de Educomunicação que familiariza os alunos quanto a evolução dos meios de comunicação, além de ensinar técnicas básicas de fotografia, filmagem e entrevista.
A Educoomunicação é uma das unidades de estudo da disciplina Mídia e Poder que visa a democratização dos meios de comunicação e a utilização deles no aprendizado, para a diversificação e dinamização das atividades educomunicacionais tornando-as mais atrativas, prazerosas e eficazes.
A Profª Luciene contou que um dos objetivos mais importantes da educomunicação é o de privilegiar a liberdade de expressão, visando a construção de uma esfera pública, que combata o controle midiático. "Essa pauta é o assunto principal na disciplina Mídia e Poder que discute exatamente o papel controlador e manipulador que a mídia vem exercendo na nossa sociedade."
Ao todo serão desenvolvidos 10 projetos de extensão com os alunos do 6° e 8° período de Comunicação Social, dentre eles, o programa de rádio Interteen na E. E. Desembargador Canêdo, o blog Diário das Meninas na Casa das Meninas e o jornal impresso Vida de Estudante na E. E. Dr. Olavo Tostes.
Luciene garante que "a experiência beneficia tanto aos acadêmicos que testam teorias e técnicas apreendidas no decorrer do curso, quanto ao público alvo, composto basicamente por crianças e adolescentes das várias instituições educacionais de Muriaé e região, que por sua vez produzem jornais, blogs, fotografias, programas de rádio, documentários, entre outros."