Com o intuito de promover a inclusão social dos portadores de deficiência na sociedade e de mobilizar o público presente a reforçar a idéia da valorização da diferença/deficiência em Muriaé, na tarde desta última Segunda (27) foi realizada a passeata do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência que saiu da Praça Coronel Pacheco de Medeiros até a Praça João Pinheiro.
Todas as ações (contatos com as instituições presentes, autoridades Policiais, Civis e Militares para harmonização, cobertura e total segurança dos participantes, que literalmente pararam o trânsito da cidade), foram cuidadosamente organizadas pela Coordenação do Curso de Terapia Ocupacional, Profª Tania Fernandes, Profª Rosangela Soares e alunos. As instituições APAE, CAPS e PROJOVEM participaram ativamente a fim de conclamar a sociedade Muriaense para a temática, uma vez que eles são os Atores Principais do evento.
As alunas do 6º período de Terapia Ocupacional, Ester Mazzini e Ana Cláudia Santos, contam que cerca de 15 alunos do curso participaram do movimento, e explicam que conseguiram mostrar que apesar das limitações pela deficiência, os portadores devem ter participação ativa diante a sociedade.
O movimento teve a participação do Caps, Apae e o Projovem do bairro Encoberta e de mais de 70 usuários, totalizando um quantitativo de aproximadamente 200 integrantes portadores de comprometimentos nos eixos físicos, psíquicos e sociais.
De acordo com a coordenadora e professora do curso de Terapia Ocupacional, Tânia Fernandes, o encontro é mais que uma simples data. O curso de Terapia Ocupacional é comprometido com as ações voltadas a importância de se fazer respeitar o direito de todas as pessoas, independente de condição física, intelectual, sensorial, social, entre outros. "Este dia representa a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade sobre direitos, do respeito e da dignidade da pessoa com deficiência".
A fim de representar o nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições, o dia 21 de setembro foi escolhido a ser o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes devido a proximidade com a primavera e o dia da árvore. A data foi instituída em 1982 pelo Movimento Social Encontro Nacional, e contou com a participação de todas as entidades nacionais.