Novembro Azul: a campanha da vez é pela saúde do homem!


Em 17/11/2022 às 08h11

Por: Comunicação

Os homens vão menos ao médico do que as mulheres. Um estudo recente da Sociedade Brasileira de Urologia mostrou que, ao longo deste ano, o total de atendimentos ginecológicos foi seis vezes maior do que o número de visitas dos homens ao urologista. E o movimento Novembro Azul busca, justamente, equilibrar cada vez mais as estatísticas, incentivando a população masculina a cuidar mais da sua saúde.

Hoje, dia 17 de novembro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento, iniciado na Austrália, nos anos 2000. Afinal, estamos falando da segunda maior causa de morte por câncer entre os homens no Brasil.

Por mais que a campanha ganhe mais força a cada ano, ainda precisamos quebrar tabus.

Precisamos falar abertamente sobre prevenção, tão crucial para a cura de câncer de próstata e de tantas outras doenças.

E, assim como em todos os meses, o Cores pela Vida nos convida para uma corrente de conscientização em prol da saúde, em todas as suas esferas.

É possível prevenir o câncer de próstata?

Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença é o avanço da idade, além do sobrepeso e histórico familiar. Por isso, não teria como ser diferente: as formas de prevenir perpassam por uma rotina mais saudável ao longo da vida.

- Boa alimentação

- Prática de atividade física

- Peso corporal adequado

- Não fumar

- Evitar o consumo de bebidas alcóolicas

4 sintomas mais comuns

Nem sempre o câncer de próstata pode apresenta sintomas nos estágios iniciais, mas, quando eles surgem, os mais comuns são:

- Dificuldade de urinar

- Sangue na urina

- Diminuição do jato de urina

- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

O diagnóstico precoce pode reduzir drasticamente os riscos de complicação da doença. Por isso, é fundamental ter atenção aos sinais que o corpo dá e não abrir mão das visitas regulares ao urologista, principalmente após os 55 anos ou se existe algum caso na família.

Cores pela Vida

O projeto "Cores pela Vida" é inspirado na pluralidade das emoções, sentimentos e sensações. Inspirado no diálogo, cuidado e na SAÚDE. Cuidar de si e do outro e continuar compartilhando as cores que compõe a aquarela da VIDA. A FAMINAS promove ações, diálogos e debates sobre temas relevantes que envolvem o cuidado e a saúde da nossa sociedade.

Vamos conversar?