Em 10/03/2022 às 18h25
Por: Comunicação
A saúde e o autocuidado seguem em pauta na FAMINAS e é tema do nosso projeto "Cores pela Vida" e este mês estamos promovendo o "Março Lilás".
O foco é a conscientização das mulheres – e, por que não, dos homens? – sobre a importância da prevenção e do autocuidado no combate ao câncer do colo do útero.
O período está relacionado ao dia 8 de março, quando foi celebrado o Dia Internacional da Mulher.
Como se prevenir?
Disponível no sistema público de saúde, a principal arma na prevenção ao câncer do colo do útero é a vacina contra o HPV.
Indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, ela pode prevenir até 70% dos casos da doença – o que mostra a importância de que todos se conscientizem ainda durante a infância e adolescência.
Outras formas para diminuir os riscos
Toda mulher, após o início de sua vida sexual, deve realizar, periodicamente, o exame preventivo, conhecido como Papanicolau. Ele é capaz de detectar alterações de forma precoce, evitando que evoluam para o câncer.
O uso de preservativos durante as relações sexuais também é importante, pois reduz o contágio pelo HPV.
Sobre a doença
O câncer do colo do útero é um dos tipos que mais causa mortes entre as mulheres no mundo, sendo o terceiro tumor maligno mais frequente entre a população feminina. Em 2021, 270 mulheres morreram no Brasil devido à doença, uma média de 23 mulheres por mês, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
CORES PELA VIDA
O projeto "Cores pela Vida" é inspirado na pluralidade das emoções, sentimentos e sensações. Inspirado no diálogo, cuidado e na SAÚDE. Cuidar de si e do outro e continuar compartilhando as cores que compõe a aquarela da VIDA. A FAMINAS promove ações, diálogos e debates sobre temas relevantes que envolvem o cuidado e a saúde da nossa sociedade.