CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES DA FAMINAS-BH E DO UNIFAMINAS


Em 08/04/2020 às 16h04

Por: Comunicação


CAROS ESTUDANTES,


A Pandemia do COVID-19 impactou – de maneira nunca antes experimentada – as nossas atividades acadêmicas. Como é perceptível, nas últimas semanas, reaprendemos a ensinar e, vocês, a aprender. Ressignificamos a forma como nos comunicamos, nos relacionamos e, principalmente, como trabalhamos – para manter o compromisso firmado com cada um de vocês, com cada família, com a sociedade de maneira geral e com a gente mesmo: promovemos, a partir de metodologias dinâmicas e inovadoras, a formação integral e autônoma do indivíduo, que irá atuar – na sua trajetória pessoal e profissional – de maneira ética, justa e transformadora, a fim de promover o equilíbrio, o desenvolvimento e o bem-estar de toda a sociedade.


Diante disso tudo, uma série de ações e estratégias estão sendo delineadas.


+ Investimos, como nunca antes, em plataformas, treinamentos e metodologias de ensino a distância para que nossas atividades remotas possam acontecer com a mesma qualidade.


+ Mantivemos – em sua integralidade – o contrato de trabalho de cada profissional que, hoje, faz parte do time da FAMINAS-BH e do UNIFAMINAS. Isso representa mais de 750 pessoas com empregos garantidos neste momento, assegurando, muitas vezes, de maneira individual, o sustento das suas famílias.


+ Mantivemos – em sua integralidade – os contratos e respectivos pagamentos de todas as instituições com as quais temos convênios de estágio, tais como: hospitais, clínicas, empresas e prefeituras. Agora, mais do que nunca, precisamos honrar o nosso compromisso com essas instituições, mesmo com as nossas atividades práticas suspensas.


+ Mantivemos, também, todos os nossos contratos com os prestadores de serviço.


+ Continuamos investindo e ampliando a nossa infraestrutura, com a criação de novos laboratórios, como o Laboratório de Inovação, a Nova Clínica Escola para os Cursos de Saúde, Núcleo de Práticas Jurídicas, reformas e ampliação de salas de aula e muito mais.


+ Mantivemos a nossa manutenção predial contínua, incluindo, por exemplo, o contrato com a empresa de energia elétrica – cujo valor é fixo, anualmente, para assegurar toda a energia que precisamos a fim de manter todas as nossas práticas, equipamentos e infraestrutura funcionando.


Enfim, continuamos assegurando isso tudo, porque entendemos que, apesar de toda a complexidade do cenário, precisamos ir além. Não podemos parar. 


E ouvimos vocês, nossos acadêmicos - a única razão da nossa existência e o motivo maior de todas as nossas decisões - com atenção e cuidado.


Entendemos que se trata de um momento delicado, desafiador e que nos faz exercitar a empatia e o respeito como a sociedade nunca havia experimentado. Trata-se de um momento repleto de dúvidas e incertezas e que geram insegurança, mas que, também, podem nos fortalecer.


Nesta escuta, recebemos inúmeros questionamentos em nossos canais de comunicação e atendimento que estão relacionados, diretamente, ao pagamento integral das mensalidades e gostaríamos de informá-los, por tudo o que foi exposto acima, que não conseguiremos alterar os nossos valores. Além de todo o investimento realizado, de maneira constante, já estamos sofrendo inúmeros impactos financeiros – como o aumento da inadimplência e também evasão – que não estavam planejados.


Mas, para nos fortalecer, neste momento, criamos a área de Responsabilidade Social que irá atuar ao lado de cada um de vocês – de maneira ética e transparente – durante a pandemia e mesmo depois que tudo passar.


As situações que chegarem ao departamento e forem relacionadas às dificuldades financeiras em se manter o contrato de prestação de serviço ou à impossibilidade de se pagar as mensalidades na sua integralidade serão avaliadas individualmente, com critérios predeterminados, objetivos e rigorosos, a fim de que as decisões tomadas sejam justas para toda a comunidade acadêmica. Situações como dificuldade de participar das atividades remotas, seja por falta de equipamento e/ou acesso à internet, também serão avaliadas individualmente.


Paralelamente a questões relativas ao cenário da pandemia, o Departamento de Responsabilidade Social também irá promover uma série de ações e desenvolver projetos que impactem positivamente a sociedade. O foco será a responsabilidade social, o compromisso com o outro, o desenvolvimento socioeconômico e a formação ética e humana dos nossos acadêmicos.


E, lembre-se: isso tudo vai passar.

Estamos aqui.

Não desista dos seus sonhos.


Luisa Varella
Vamos conversar?