Acadêmicas de Farmácia realizam exames de DNA através de projeto da Defensoria Pública


Em 06/11/2019 às 12h06

Por: Coordenação de Farmácia

O dia 25 de outubro foi de grande expectativa para os possíveis pais, mães e filhos e filhas que participaram do projeto desenvolvido pela Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com o intuito de saber, através de exame de DNA, se existe algum laço de parentesco entre os envolvidos. O Laboratório Amaro, da cidade de Muriaé, foi parceiro do Mutirão Direito a Ter Pai que aconteceu no município e realizou as coletas das amostras biológicas dos envolvidos.

Inicialmente, a executiva de vendas do Laboratório Hermes Pardini Sra. Andrea Fintelman e a Responsável Técnica do Laboratório Amaro Dra. Thais Carneiro Juliane Amaro, realizaram os procedimentos para viabilizar o projeto. A Defensoria Pública do município de Muriaé realizou o cadastramento dos participantes no exame. No dia marcado, procedeu-se a coleta das amostras biológicas - Sangue (FTA - Punção capilar), pela Farmacêutica Thais Carneiro Juliane Amaro e as graduandas em Farmácias Natália Pereira Dias e Mariana Garcia da Silva.

Por fim, todos os envolvidos no processo acompanharam a coleta e a selagem dos envelopes (Kits) que continham os dados e as amostras a serem analisadas pelo Instituto Hermes Pardini, que também foi parceiro da 9ª edição do projeto, juntamente com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Todo esse procedimento é importante para garantir a confiabilidade e segurança do exame de DNA.

O resultado dos exames serão enviados diretamente para a Defensoria Pública de Muriaé. Essa iniciativa acontece desde 2011 e atende a três modalidades que visam investigar a possibilidade de paternidade e maternidade. Apesar de ser um momento delicado, tanto para os filhos, quanto para os supostos pais e mães, é uma oportunidade de assegurar a essas famílias o direito de saber se tem ou não vínculo de parentesco.
O projeto contou com a participação do curso de Farmácia do UNIFAMINAS.

Tags: Farmácia, Exame, Dna

Vamos conversar?