Em 17/04/2019 às 10h01
Por: Assessoria de Comunicação
Os alunos do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo que realizam atividades no Escritório Modelo, estão vivenciando diversas práticas da profissão. Com a participação, colaboração e auxílio em diversas frentes, os alunos praticam junto aos professores atividades da área de Arquitetura e Urbanismo. Sob supervisão dos professores do curso participam de vistorias, levantamentos, projetos e execução de obras em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social junto à Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Muriaé/MG - ATHIS, Obras em Igrejas e capelas, e Participação em Concursos.
O Escritório modelo atua neste semestre de 2019/1 em 4 frentes principais, sendo elas:
1ª Frente: Esta que se subdivide em duas fases, sendo a primeira o atendimento à Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Muriaé, com atendimento direcionado aos desalojados pela Defesa Civil em residências interditadas há mais de dois anos, atendidos pelo Aluguel Social, onde são realizados levantamentos, vistorias, laudos técnicos e plantas de patologias. A segunda fase desta frente é o estudo sobre plantas para as residências para habitação de interesse social em módulos de 35m² com estudo da possibilidade de expandir para 60m² e posteriormente, caso seja necessário, para 90m², pelos proprietários. Enquanto isso a Secretaria de Desenvolvimento Social averiguou quais das 23 residências, inscritas neste programa do Aluguel Social, teriam possibilidade de serem reformadas diante do estudo técnico e pela documentação apresentada pelos proprietários, filtrando assim 8 residências, sendo 5 para reforma e 3 para nova construção. Estando os alunos atualmente na fase de participação e auxílio na reforma e construção e suas respectivas execuções.
2ª Frente: Reformas e ampliações das instituições religiosas onde os alunos estão trabalhando com a Pastoral das Igrejas Marambaia e da Barra em Muriaé.
3ª Frente: Paisagismo da Lagoa da Fundação Cristiano Varella com a renovação das árvores frutíferas e elaboração de mobiliário urbano e indicação de equipamentos urbanos e Paisagismo da frente da capela do Hospital São Paulo.
4ª Frente: Participação de alunos na XI Bienal José Miguel Aroztegui - Concurso Estudantil Íbero-Americano de Arquitetura Bioclimática. Segundo a Bienal a principal proposta é o projeto arquitetônico dos estabelecimentos de saúde, com enfoque nas UBS, podendo vir a ser parte integrante do processo terapêutico dos pacientes/usuários se as soluções adotadas contribuírem para o bem estar físico e psicológico dos mesmos.
O UNIFAMINAS parabeniza a atuação dos alunos e professores na construção dos conhecimentos práticos na profissão.
Fonte: Coordenação de Arquitetura e Urbanismo