Com o objetivo de promover educação em saúde visando a qualidade de vida sem o tabaco, o curso de Enfermagem da FAMINAS realiza até o fim do mês uma série de palestras na penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior, em Muriaé. O projeto “Sem Tabaco em Busca da Qualidade de Vida” envolve alunos do 4°, 6° e 8° períodos do curso, sob a orientação da Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profa.Soraya Loures, e da Coordenadora Pedagógica, Profa.Maria Alice. O objetivo é oferecer a aproximadamente 500 pessoas, entre detentos e agentes, as orientações sobre as conseqüências do tabagismo. As atividades incluem palestras preventivas, distribuição de material informativo e dinâmicas de grupos.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o uso do tabaco gera anualmente cerca de 4 milhões de mortes no mundo inteiro, dentro de uma população de 1,3 bilhões de fumantes. O tabagismo é, desde 1992, catalogado pela organização como “uma desordem mental e de comportamento em razão da síndrome da dependência à nicotina”, sendo responsável por mais de 90% das mortes por câncer de pulmão e por mais de 40% das mortes por câncer em geral.
O projeto “Sem Tabaco em Busca da Qualidade de Vida” teve a sua primeira palestra no dia 20 de agosto. Até o fim de setembro estão previstos mais 10 encontros. O próximo deles será no dia 08 de setembro, às 15:30 hs.