Aconteceu na cidade de Barranquilla, na Colômbia, o I Congresso Latino Americano da doença de Huntington (DH). O encontro aconteceu entre os dias 5 a 8 de julho e contou com a presença da biomédica e coordenadora do curso de Biomedicina do UNIFAMINAS Dra. Luciana Agostinho e a Profa. Dra. Carmen Lúcia Antão Paiva (UNIRIO) que representaram uma das regiões de alta prevalência no Brasil, na região da Zona da Mata Mineira, juntamente com outros profissionais da àrea e pessoas afetadas pela doença na família.
O evento foi dividido em dois momentos, nos dias 5 e 6 de julho, a Huntington Disease Youth Organization (HDYO), organização fundada em 2012 e sediada em Londres, composta por jovens com familiares acometidos pela DH com interesse em apoiar os jovens envolvidos. A HDYO selecionou sete jovens de cada país da América Latina para participarem de um treinamento. A atividade teve como objetivo traçar metas direcionadas para a realidade de cada país a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias. Nesse treinamento estiveram presentes representantes do: Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela. A segunda parte do evento, com temas científicos, ocorreu nos dias 7 e 8 julho.
A conferência reuniu membros internacionais dentre clínicos, cientistas e membros de associações de todo o mundo e foi patrocinada pela Associação Colombiana de Neurologia e pelos hotéis Hilton. Durante o evento em Barranquilla, o grupo que representou o Brasil assumiu compromissos de maior interação entre os clusters brasileiros e também de fortificar a divulgar a doença para a sociedade por meio da frase "Huntington's Disease Hidden no More" (Doença de Huntington Oculta Nunca Mais). A associação Brasil Huntington também esteve presente e apresentou a situação brasileira neste contexto.