Em 05/07/2017 às 08h13
Por: Assessoria de Comunicação
Os alunos do curso de Psicologia realizaram na última quinta-feira (29), uma visita ao Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro. A visita foi acompanhada pela Professora e Coordenadora Ms. Fabricia Nery com o intuito de vincula-la com o conteúdo didático da disciplina de Saúde Mental.
O Museu de Imagens do Inconsciente (MII), fundado em 1952 pela Dra. Nise da Silveira na cidade do Rio de Janeiro, é um centro de estudos e pesquisa na área da saúde mental. O Museu teve origem nos ateliês de pintura e modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional criada por Nise da Silveira. Seu acervo possui atualmente cerca de 350 mil documentos entre telas, desenhos, pinturas e modelagens. O Museu é um centro vivo de estudo e pesquisa.
A visita foi de grande valia para os alunos, uma vez que proporcionou espaço para reflexão e conhecimento acerca das modalidades de tratamento e cuidado para com os sujeitos portadores de transtorno mental. A vivência no espaço desencadeou nos alunos a convicção da necessidade de intervenções terapêuticas que resgatem a subjetividade e cidadania dos sujeitos, assim como a maturação da ideia de continuidade da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Os alunos ainda visitaram o Museu do Amanhã, também localizado na cidade do Rio de Janeiro. Espaço que proporciona questionamentos e implicações para com a posição e responsabilidade de cada pessoa no mundo.