Acadêmicos de Enfermagem Promovem Intervenção Educativa Sobre DST’S em Penitenciária de Muriaé


Em 10/08/2009 às 08h00

Qual o limite para a conscientização? Para os alunos de Enfermagem da FAMINAS, nenhum. Através do projeto de extensão INTERVENÇÃO EDUCATIVA DSTs/AIDS, sob orientação da Coordenadora do Curso Soraya Lúcia e a Coordenadora Pedagógica Maria Alice Abranches, os acadêmicos ultrapassaram os portões de segurança máxima da Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Júnior, para orientar os detentos, agentes e funcionários sobre a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

No período entre março e maio deste ano, foram ministradas palestras e dinâmicas de grupo para esclarecerem sobre as formas de prevenção, tratamento e sintomas das DST’s. Porém, após a observação do comportamento dos detentos, a equipe estabeleceu como foco o esclarecimento de dúvidas sobre os tipos de transmissão, pois, percebeu que os presos mantinham relações sexuais, com pouca instrução ou sem utilização desses métodos.

O trabalho foi realizado em duas etapas. A primeira consistiu em palestra destinada a um grupo de agentes e funcionários da própria instituição de segurança. Em seguida, a equipe começou o processo de orientação ao seu público alvo, os detentos, ministrada dentro dos pavilhões.

O sucesso da iniciativa foi tão grande que a Coordenadora do Curso Soraya Lúcia pretende dar continuidade ao projeto, com vistas a amplia-lo a fim de promover a educação em saúde.

O curso de Enfermagem da FAMINAS, além desse projeto, desenvolve outras atividades de extensão. Bem como saúde bucal, hipertensão arterial, diabetes, saúde do trabalhador, tabagismo, dentre outros. Essas mobilizações demonstram a preocupação da IES, tanto com a preparação profissional dos futuros enfermeiros, quanto com o desenvolvimento da qualidade de vida da população.
Vamos conversar?