Os estudantes do 8° período do curso de
Turismo finalizaram a elaboração do Inventário da Oferta Turística (Invitur) de Rosário da Limeira (MG), iniciado pelos alunos formados em 2007. O documento foi entregue à prefeitura da cidade no início de novembro e é resultado de um trabalho supervisionado pelo professor Rafael Santana. No inventário, estão cadastradas informações como serviços, equipamentos e atrativos do município que, na opinião de Rafael, tem grande potencial, principalmente nas áreas de eventos e turismo rural.
Obter um inventário é o primeiro passo para o planejamento turístico de uma cidade, o que posteriormente vai trazer mais renda e progresso para ela, conforme o coordenador de Turismo da FAMINAS, Raoni Ribeiro. Segundo ele, Rosário da Limeira é a única cidade do circuito turístico da Serra do Brigadeiro a ter o documento, condição primária para que a Secretaria de Turismo de Minas Gerais (Setur) aprove projetos do município e libere verbas.
Raoni conta que, há cerca de um ano, o Curso foi procurado pela prefeitura, que ofereceu alimentação e transporte aos estudantes no período em que foram a campo entrevistar a comunidade, representantes da iniciativa privada e de órgãos públicos. Durante a pesquisa, os alunos traziam as informações obtidas para o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Informações Turísticas da FAMINAS (CEDITUR) para que Rafael Santana as catalogasse.
O professor destaca que, durante a elaboração do inventário, os alunos se sobressaíram pela capacidade de interação com a comunidade. Além de servir como exemplo para suas aulas de Planejamento Turístico, a iniciativa, em sua opinião, contribuiu para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho. Raoni Ribeiro completa lembrando que os alunos adquiriram experiência no que ele considera como a área mais importante do turismo.