O Sindicato dos Contabilistas de Muriaé, em parceria com Meta Tecnologia em Sistemas e Faculdade de Minas - FAMINAS apresentam a programação do I Seminário sobre Escrituração Digital, a ser realizado em Muriaé nos dias 21 e 22 de novembro de 2008.
As palestras deste evento têm por objetivo orientar, informar e atualizar empresas e profissionais, em relação às exigências legais relativas ao uso do Sistema Publico de Escrituração Digital – SPED.
Este projeto, de nível nacional, possibilitará uma maior eficiência fiscal para os estados, além de proporcionar diversos benefícios para as empresas, dentre eles a economia com formulários e a agilidade em seus processos de trabalho.
Entretanto, os impactos nos procedimentos contábeis serão bem substanciais, principalmente pelo fato de que os documentos e livros não mais serão impressos ou encadernados: tudo será em formato eletrônico.
Inseridos no SPED Nacional estão os projetos:
* Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
* Escrita Fiscal Digital (EFD);
* Escrita Contábil Digital (ECD);
* Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e);
* Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e);
* Dentre outros.
As empresas de todo o País deverão começar a se adaptar ao SPED Fiscal a partir de janeiro de 2009, principalmente pelo fato de que muitas delas já se encontram na lista de obrigados a aderir a tal sistema.
Será exigida, a todos os estabelecimentos, a modificação da forma como são repassadas as informações à Receita Federal, que deverá estar em sintonia com a Estadual e Municipal, devido ao cadastro sincronizado.
A principal mudança diz respeito à unificação das atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal dos empresários e das sociedades empresárias, mediante fluxo único e computadorizado de informações, dispensando assim a utilização do papel. Com isso, as informações prestadas ao Fisco serão verificadas com mais rigor, e eventuais erros poderão comprometer a escrituração contábil das empresas.
Este seminário faz parte de um conjunto de atividades a serem apoiadas e organizadas pelo Sindicato dos Contabilistas, que tem por objetivo o fortalecimento da classe e a integração dos profissionais experientes no mercado com a nova safra de contadores, recente formados ou que estão ainda em período acadêmico.
O conteúdo será ministrado pela consultora Neiva Maria de Menezes Pulcinelli, da empresa DSM Associados (Porto Alegre-RS). Atualmente desempenha trabalhos em várias empresas do país, conduzindo as mudanças de processos em relação ao uso do SPED, além de ministrar cursos e palestras sobre este assunto.
Ao final do evento será cedido material de apoio, em formato eletrônico, para os participantes.
As inscrições poderão ser realizadas nos seguintes locais:
Sede do Sindicato dos Contabilistas de Muriaé
Rua Dr. Antonio da Silveira Brum Jr., 10 - Sala 40 - Edifício Vitrines - Centro
(32) 3721 1977 (das 13:00 às 17:00)
Faculdade de Minas - FAMINAS - Coordenação de Extensão
Av. Cristiano Ferreira Varella, 655 - Bairro Universitário
(32) 3729 7500
Para quaisquer outros esclarecimentos, basta entrar em contato com o Sindicato dos Contabilstas, no telefone acima mencionado ou diretamente com a comissão organizadora:
(32) 9986 2357 Luis Dagnoni Filho
(32) 8409 5811 Éliton Luiz de Assis
Para maiores informações acesse:
www.contadoresmuriae.com.br
www.cicluss.com.br