Em 12/05/2015 às 20h05
Por: Assessoria de Comunicação
Durante os meses de março e abril os acadêmicos Alice Martins Dornelas, Juliana Brandão Loureiro, Luiz Felipe da Silva Couto, Rececca Dias Nicolau e Tainá Vitória Ferrari Tavares do curso de psicologia realizaram um projeto "Semana de conscientização do autismo" coordenado pela professora Fabricia Creton Nery na cidade de Carangola.
O objetivo geral do presente estudo é conscientizar toda a população sobre o que é o TEA (Transtornos do Espectro Autista), como saber quem possui esse transtorno e promover uma interação dos autistas em nossa sociedade.
Os acadêmicos realizaram atividades recreativas como pinturas, desenhos, historias, teatros, fantoches, filme, palestras nos seguintes locais: Colégio Equipe, APAE, Hospital Casa de Caridade de Carangola, Hospital Evangélico de Carangola, Praça Coronel Maximiano.
O Transtornos do Espectro Autista - TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento.
O TEA pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção e, às vezes, as pessoas com autismo têm problemas de saúde física, tais como sono e distúrbios gastrointestinais.
Algumas pessoas com TEA podem ter dificuldades de aprendizagem em diversos estágios da vida, desde estudar na escola, até aprender atividades da vida diária, como, por exemplo, tomar banho ou preparar a própria refeição. Algumas poderão levar uma vida relativamente "normal", enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida.