Cursos da FAMINAS são avaliados pelo ENADE e se encontram em posição de destaque em Minas e no Brasil


Em 10/08/2009 às 08h00

No dia 6 de agosto, o MEC divulgou o resultado provisório do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes, ENADE 2007, que avaliou 3.248 cursos em 16 áreas de conhecimento. Os avaliados foram Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Agroindústria, Terapia Ocupacional e Zootecnia, os quais incluem cursos ofertados pela FAMINAS, cujos resultados estão disponibilizados no site do MEC.

Todos os cursos avaliados da FAMINAS (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social) obtiveram conceitos que os situam na média ou acima da média nacional de cursos congêneres, muitas vezes até superiores aos de cursos de instituições de renome. No caso do curso de Terapia Ocupacional, não houve atribuição do conceito provisório, pois, somente em 2008 formará a sua primeira turma.

Apesar da importância do ENADE, cabe destacar que ele é uma avaliação feita a partir das informações prestadas pelos alunos e pela aferição dos conhecimentos dos mesmos, o que representa um olhar dos alunos sobre a instituição de ensino.

Além do ENADE, existem as avaliações externas na Instituição, entre elas, os reconhecimentos de cursos.

As Comissões Avaliadoras dos Cursos são formadas por especialistas renomados suas áreas de atuação, vindos de instituições importantes de outros estados do Brasil, os quais se constituem nos “olhos do MEC”. Durante a avaliação eles têm a oportunidade de conhecer os projetos pedagógicos, de entrevistar alunos e professores e visitar todas as instalações da FAMINAS. E, neste caso, todos os conceitos atribuídos aos cursos têm sido notas máximas, 4 ou 5.

A FAMINAS tem como meta a excelência de seu ensino e os indicadores do ENADE constituem um novo ponto de referência para nortear a condução de suas atividades didático-pedagógicas e ser uma oportunidade para que todos os atores envolvidos no processo assumam sua parcela de responsabilidade e comprometimento.

Diante da louvável ação do MEC, em aperfeiçoar seus métodos avaliativos, espera-se que a finalização do ENADE seja coerente com a realidade institucional e regional, respeitando a identidade das Instituições de Educação Superior.
Vamos conversar?