Uma iniciativa de alunos e professores do curso de Fisioterapia da FAMINAS vem beneficiando, desde o inicio do ano, os participantes do Clube da Maior Idade, projeto que há aproximadamente dez anos desenvolve atividades diversas e tem cerca de 1.200 idosos inscritos.
Sob a orientação da Prof.ª Roberta Bruno desde março deste ano, dez alunos do 5º período participam semanalmente do Projeto com atividades como palestras educativas com explicações e orientações sobre temas comuns aos idosos. Estas palestras abordam assuntos importantes como a osteoporose e o risco de quedas, hipertensão, diabetes, cuidados com alimentação e cuidados ligados às atividades de vida diária do idoso.
Segundo a professora, "um dos objetivos desta iniciativa é propiciar ao aluno o contato com grupos de idosos ativos. Atividades em grupo propiciam melhora da auto-estima, do condicionamento cardiovascular, dos músculos e pode melhorar o equilíbrio e a postura, proporcionando-lhes funcionalidade e autonomia".
A preocupação com o equilíbrio depois de certa idade é justificada por Roberta, que é fisioterapeuta e professora da disciplina de Geriatria. "O envelhecimento do sistema músculo-esquelético e ósseo, juntamente com perdas hormonais e demais fatores associados, propiciam ao idoso uma perda no equilíbrio podendo gerar vertigens e quedas. Estas, levam na maioria dos casos à fraturas e imobilidade, aumentando o risco de infecções respiratórias e outras situações e limitações mais severas", explica
Os alunos interessados em participar do projeto no próximo semestre podem procurar a professora Roberta Bruno. Ele acontece toda às segundas-feiras das 14h às 17h Praça João Pinheiro em Muriaé.