No dia 27 de agosto de 1962 foi promulgada a lei que regulamenta a profissão do psicólogo no Brasil. Desde então este profissional vem trabalhando pra conquistar seu espaço no mercado e na vida das pessoas. No início, as pessoas iam de encontro ao psicólogo que atenderia à demanda apresentada em circunstâncias bastante específicas.
"Hoje, a psicologia como ciência e profissão, por meio de profissionais bastante atuantes, tem trabalhado cada vez mais por abrir as portas dos consultórios e dos manicômios em busca de uma ampliação dos espaços de intervenção", explica a Prof.ª Ms. Janine Marinho Dagnoni, coordenadora do curso de Psicologia da FAMINAS. Segundo ela, hoje o psicólogo busca ir ao encontro das pessoas e de suas necessidades mais profundas, estado mais mobilizado e atuante profissionalmente. "É importante cuidar da promoção da saúde e da qualidade de vida, ao invés de focarmos no tratamento em si, única e exclusivamente".
A Psicologia Social tem ganhado cada vez mais credibilidade, o que permite uma atuação profissional mais abrangente, que atenda mais pessoas e os mais diferentes tipos de necessidades, seja no contexto empresarial, esportivo, acadêmico, comunitário, hospitalar ou escolar. “Onde as pessoas estiverem vivendo em busca de si mesmas, de uma maior consciência de suas ações, em busca de uma vida de qualidade, de seu bem-estar e daqueles com os quais convive, assim como na busca pelo alívio de sofrimento, conflitos ou buscando aprender a lidar com suas vulnerabilidades e fragilidades, ou ainda caminhando em busca da construção de um contexto social mais favorável ao desenvolvimento humano, quaisquer que sejam as circunstâncias da vida, com certeza, lá encontraremos um psicólogo preparado para colaborar neste processo”, acrescenta a coordenadora.
A todos os psicólogos e a todos aqueles que estão se preparando pra sê-lo, nossos parabéns pelo dia de hoje e por todos os outros onde nosso trabalho representa a nossa Profissão.