Acabou
a faculdade sem estar empregado? Está procurando uma maneira de entrar no mercado
de trabalho? Veja 7 dicas podem ajudar
Se você deseja entrar no mercado de trabalho, uma das formas mais eficientes é
através do LinkedIn.
Depois de anos de muito estudo e dedicação, você finalmente conseguiu o seu
diploma. Mas o que fazer para conseguir entrar no mercado de trabalho? Se você
não sabe como conseguir um emprego depois da faculdade, confira as 7 dicas a
seguir:
1 - Vá a palestras e conferências: Eventos profissionais são ótimas oportunidades para conhecer recrutadores e
pessoas da mesma área que a sua. Já que palestras e conferências são menos
formais que LinkedIn e até mesmo entrevistas de emprego, aproveite para
conhecer várias pessoas e marcar a sua presença.
2 - Entre em contato com chefes antigos: Aproveite os seus antigos chefes e colegas de trabalho para conseguir contatos
profissionais e outras oportunidades de emprego. Se você ficou bastante tempo
estagiando em uma empresa e saiu de forma positiva, não há problema algum em
conversar com eles e pedir por uma recomendação, por exemplo.
3 - Procure consultores de carreira: Existem especialistas que podem ajudar na hora de entrar no mercado de
trabalho. Procure agências e consultores de carreiras e peça por recomendações,
contatos, ajuda na hora de escrever o currículo, etc.
4 - Utilize o LinkedIn: Se você deseja entrar no mercado de trabalho, uma das formas mais eficientes é
através do LinkedIn. Adicione os seus professores e antigos colegas de trabalho
no seu perfil, escreva as suas experiências profissionais, especializações,
trabalhos voluntários e tudo que possa destacar o seu perfil entre os outros
candidatos. Faça parte de grupos, tire dúvidas e use ativamente a sua conta.
Entretanto, não esqueça que o LinkedIn é um perfil profissional, e não o seu
Facebook.
5 - Melhore o seu Twitter: Por mais que você utilize o seu Twitter para colocar fotos de gatos e informar
aos seguidores o que você está comendo, a rede social pode ser uma ótima
ferramenta para a sua carreira. Siga empresas e profissionais da sua área que
te interessem e faça comentários sobre eles. Você nunca sabe quem pode ler o
tweet e olhar o seu perfil.
6 - Converse com os seus professores: Nunca esqueça que os seus professores são especialistas da sua área de estudo
e, portanto, devem ter uma grande lista de contatos. Já que eles conhecem a sua
capacidade e vêem a sua postura em sala de aula, peça para eles indicarem vagas
de emprego ou escrever uma carta de recomendação.
7 - Faça contas em sites de emprego: Procure sites e agências de emprego que divulgam vagas de diferentes áreas.
Grande parte dos serviços é pago, mas você terá mais acesso a boas vagas, em
grandes empresas.
Fonte:
Universia Brasil