Extensão

Difundindo conhecimento, praticando cidadania



Extensão Acadêmica da faminas

Na FAMINAS, a Extensão Acadêmica conecta o conhecimento teórico à ação transformadora.

Difundindo conhecimento, praticando cidadania

A Extensão é um processo educativo, cultural, científico e tecnológico, onde nossos estudantes se vinculam ativamente com a sociedade. Essa sinergia fortalece os pilares acadêmicos Ensino, Pesquisa e Extensão, permitindo que o conhecimento seja construído de maneira colaborativa com a comunidade.
A Coordenação de Extensão do Centro Universitário FAMINAS aproxima a comunidade das atividades acadêmicas da instituição, integrando professores, alunos e colaboradores à população de Muriaé e região. Os cursos são abertos para todos que desejam participar.

NÚCLEO DE EXTENSÃO

Horário de Atendimento
8h às 17h30

Contato [email protected]
(32) 3729-7518

Nosso Propósito

As ações da Extensão possibilitam ao participante a expansão do conhecimento e de suas competências, o desenvolvimento das habilidades profissionais e o aumento das oportunidades no mercado de trabalho.

Acreditamos em uma educação que não apenas ensina, mas que provoque transformações e gere impacto social, contribuindo para um Brasil mais justo, democrático e solidário.

Dessa forma, o Centro Universitário FAMINAS reforça sua missão institucional de promover, a partir de metodologias dinâmicas e inovadoras, a formação integral e autônoma do indivíduo, conduzindo-o ao sucesso na vida como agente transformador que visa ao bem-estar social.

Nossa Abordagem

Incentivamos a autonomia e protagonismo dos estudantes, promovendo uma formação ética e cidadã, alinhada com princípios de transformação social. Também nos esforçamos para democratizar espaços, respeitando a diversidade cultural e identitária.

Buscamos a interação entre a Faculdade e a comunidade externa, por meio de metodologias ativas de aprendizado.

Nossas atividades de Extensão são moldadas pela realidade local e regional, buscando uma interação transformadora entre FAMINAS e Comunidade.

COMO FAZEMOS

CURSOS DE EXTENSÃO

Nossos Cursos de Extensão não apenas enriquecem o seu conhecimento, mas também aprimoram a sua aprendizagem para enfrentar desafios complexos em sua carreira.

Modalidade: à distância ou presencial
Carga horária mínima: 4 horas

PROJETOS DE EXTENSÃO

Com os Projetos de Extensão, os estudantes têm a oportunidade de transformar ideias em ações concretas, desenvolvendo habilidades como pesquisa, análise de cenários complexos, inovação e impacto social.

Saiba mais:

LIGAS ACADÊMICAS

As Ligas Acadêmicas da FAMINAS são organizações estudantis independentes, sem fins lucrativos, geridas pelos próprios participantes.

Seu propósito principal é enriquecer a formação acadêmica, focando um uma área específica do conhecimento, por meio de atividades que atendam aos princípios do tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão.

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

Uma relação ainda mais direta entre a academia e a sociedade.

A Curricularização da Extensão é uma estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) e foi regulamentada pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018, com a proposta de integrar as atividades de Extensão Universitária de forma mais efetiva e estruturada nos currículos acadêmicos das instituições de ensino superior.

O processo perpassa por uma série de mudanças nas políticas educacionais das instituições, sobretudo pelo papel mais ativo na sociedade, aplicando os conhecimentos em benefício da comunidade, tendo como principais elementos:

  • O MEC e outros órgãos reguladores podem emitir diretrizes e regulamentações que estabelecem a obrigatoriedade da inclusão de atividades de Extensão nos currículos acadêmicos. Essas diretrizes fornecem o enquadramento legal necessário para a implementação.
  • As atividades de Extensão são integradas aos currículos dos cursos. Isso pode ser feito por meio da criação de disciplinas específicas, da incorporação de projetos de Extensão em disciplinas existentes ou por outras abordagens inovadoras.
  • As instituições desenvolvem critérios para avaliar a participação dos estudantes em atividades de Extensão, incluindo a carga horária, a qualidade do trabalho realizado e o impacto na comunidade. A avaliação pode envolver relatórios, apresentações, avaliações de pares, entre outros métodos.
  • As instituições monitoram a implementação da Curricularização da Extensão, avaliam seus impactos e fazem ajustes conforme necessário. A participação ativa da comunidade acadêmica e da sociedade civil nesse processo é fundamental.

EXTENSÃO FAMINAS




Vamos conversar?