Jornada do Fundador



PALAVRA DO IDEALIZADOR LAEL VARELLA

Uma jornada muito à frente de seu tempo.

Quando algo é construído tendo o amor como alicerce, não tem como dar errado. E a história da FAMINAS, que iniciou há duas décadas, além de muito amor, tem muita superação, trabalho, inovação e conquistas. Que venham mais páginas incríveis para continuarmos mudando o mundo através da educação!

Lael Varella

Idealizador da FAMINAS

A história da FAMINAS começou no final dos anos 90, com o pontapé inicial dos trabalhos já em 2002, no interior de Minas. Uma página do legado de um homem visionário e destemido, que veio ao mundo com um propósito genuíno: impulsionar o desenvolvimento, em todas as suas vertentes, e oferecer à sociedade um novo caminho rumo ao progresso.

1939

Nascia Lael Varella, no dia 19 de fevereiro, na região Cachoeira da Fumaça, em Muriaé.

Desde muito jovem, demonstrava liderança e uma inclinação natural para o empreendedorismo, comercializando ovos e frangos.

1955

Após concluir os estudos e iniciar no mercado de trabalho, em Muriaé, Lael Varella se mudou para Teófilo Otoni.

Trabalhou em um armazém de cereais, onde se destacou pelo atendimento diferenciado aos fregueses. Logo foi promovido, fez seu “pé-de-meia” e começou a crescer ainda mais profissionalmente.

1958

No auge de seus 19 anos, Lael Varella foi tentar a vida na estrada, como caminhoneiro.

Conheceu grande parte do país ao volante, fortalecendo dali o desejo de contribuir para o desenvolvimento não só de sua realidade, mas de toda uma nação.

1964

O Auto Posto Bela Vista, às margens da BR-116, foi a grande empreitada de Lael Varella.

Em um tempo, o estabelecimento cresceu tanto, que se tornou campeão de vendas na rodovia, a famosa Rio-Bahia, e o segundo lugar no prêmio nacional da Shell.

1971

Depois do sucesso do Auto Posto Bela Vista, Lael Varella almejava, para os caminhoneiros, os mais potentes caminhões fabricados no mundo. Foi aí que garantiu a concessão da Scania no Brasil.

Inaugurou sua primeira concessionária, a Covepe Governador Valadares. Logo depois, abriu as portas da Covepe Muriaé e da Venac, em Viana, no Espírito Santo.

1981

Lael Varella foi eleito presidente do Sindicato Rural de Muriaé, após despertar, em meados da década de 70, sua vocação ruralista.

No período em que esteve à frente da entidade, construiu o Parque de Exposições de Muriaé, um dos maiores e mais bem equipados do estado.

1986

A experiência como empresário e líder sindical garantiu subsídios para que Lael Varella pudesse conquistar a confiança de milhares de eleitores mineiros.

Nos anos 80, Lael Varella iniciou sua respeitada carreira na política nacional, como deputado constituinte. Foi reeleito, consecutivamente, por sete mandatos. Também atuou como senador, por Minas Gerais, no primeiro semestre de 2023.

1986

No mesmo ano que foi eleito para a carreira política, Lael Varella inaugurava sua primeira empreitada na área de Transportes e Varejo: a Mila Transportes e a Venac Pneus, em Viana-ES.

1994

HOSPITAL DO CÂNCER DE MURIAÉ

No dia 3 de outubro, data da eleição que garantiu o terceiro mandato a Lael Varella, uma tragédia que mudou radicalmente a sua vida: a perda do filho caçula, Cristiano Varella, em um acidente automobilístico.

Após um ano, mesmo depois do potente legado que construiu em prol do desenvolvimento do país, Lael Varella deu início à grande obra de sua vida. O projeto que nasceu de sua maior dor, com a perspectiva de combater a doença que, muitas vezes, ainda é uma grande incógnita para a ciência. Mais do que isso, devolver a esperança e valorizar a vida.

Começaram as obras do Hospital do Câncer de Muriaé, hoje um dos maiores e mais modernos complexos oncológicos do país, mantido pela Fundação Cristiano Varella (FCV), erguido para abranger mais de 200 municípios e cerca de 1,5 milhão de pessoas.

1997

Lael Varella expandia suas atividades para o Centro-Oeste e inaugura a Varella Veículos Pesados, no estado de Goiás, hoje com unidades em Aparecida de Goiânia, Itumbiara e Rio Verde.

Um ano depois, a marca de suas empresas é levada para o coração político do Brasil. Em 1998, é inaugurada a Varella Veículos Pesados na capital nacional, em Brasília.

2000

Na virada do milênio, Lael Varella entregava à sua cidade natal uma emissora de TV: a TV Atividade.

Fruto de um grande investimento, em profissionais especializados e equipamentos de última geração para a época, com uma programação atrativa e formatada para ampliar as reais oportunidades de negócios em toda a região.

2002

FAMINAS

Com o objetivo primário de atender aos anseios das famílias da região, que buscavam outras cidades para uma formação superior de qualidade, Lael Varella inaugurava, em Muriaé, a primeira unidade da FAMINAS.

Os primeiros cursos foram Administração, Jornalismo e Sistemas de Informação, tendo, a cada ano, novas graduações sendo aprovadas pelo Ministério da Educação.

“A inserção deste novo empreendimento na Divisão de Negócios das Empresas Lael Varella (ELV) marcou um ponto de virada.

Isso não apenas solidificou a FAMINAS como um destaque, mas também a posicionou como uma força catalisadora no cenário educacional estadual e, possivelmente, nacional.

A marca FAMINAS, sob essa integração estratégica, tornou-se a voz de uma mudança revolucionária no desenvolvimento educacional, formando profissionais qualificados e os líderes do amanhã.”

Luciano Varella
Reitor da FAMINAS Muriaé

2003

EXPANSÃO DA FAMINAS PARA A CAPITAL

Instalada em Venda Nova, Vetor Norte de Belo Horizonte, a unidade da FAMINAS na capital mineira veio, inicialmente, para suprir a demanda por cursos superiores naquela região.

Em pouco tempo, logo despontou a sua marca e seus investimentos para alcançar estudantes de diversas partes do Brasil.

Tornou-se um dos mais importantes ecossistemas de ensino superior de Minas Gerais, ao lado da unidade de Muriaé, consolidando-se pela excelência, inovação e compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e próspera por meio da educação.

2022

PARK-116

Aos 83 anos, após se destacar em todo o país no setor de transportes, concessionárias, saúde e educação, Lael Varella expande para o segmento imobiliário.

Iniciam as operações da LV Negócios Imobiliários, que lança seu primeiro grande empreendimento, o Park-116, localizado às margens da Rio-Bahia, bem ao lado da FAMINAS, em Muriaé. Hoje, o espaço abriga um supermercado da rede atacadista Economart, com mais inaugurações já previstas para 2024, até se tornar um centro comercial, de cultura e lazer.

EMPRESAS LAEL VARELLA (ELV)

UMA PROJEÇÃO NACIONAL

 



Vamos conversar?