Ela está de volta: Revista Científica da FAMINAS



A Revista Científica da FAMINAS está de volta. Como proposta, a publicação visa disseminar, semestralmente, o conhecimento técnico e científico da FAMINAS-BH, do UNIFAMINAS e também da comunidade interna e externa interessada. A próxima publicação está programada para início de setembro de 2019.

A última edição foi publicada no primeiro semestre de 2018 (v.13, n.1). Por causa da reformulação da editora, o segundo semestre do ano passado não contou com o material. Mas agora, a Revista voltou a todo vapor, e você pode fazer parte dela. Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura deste post!

Qual é o objetivo da Revista Científica da FAMINAS?

O objetivo da revista é divulgar, em formato eletrônico e com acesso gratuito, trabalhos acadêmicos inéditos em diversas áreas do conhecimento. Para isso, ela publica os seus artigos, contribuindo para o avanço do conhecimento técnico e científico e para a formação do profissional de maneira qualificada e atualizada. Pesquisar e produzir conteúdo é adquirir intimidade com a área que você escolheu e se desenvolveu. Vale a pena apostar nisso!

O coordenador da editora, Sérgio Gomes da Silva, ressalta o papel da publicação no processo de construção de saberes na graduação. "Sempre digo que a ciência é a luz na escuridão, nos conduzindo para o melhor caminho possível. Assim, podemos dizer que a FAMINAS-BH e o UNIFAMINAS nos ajudam a encontrar esse caminho ideal, pois nos oferecem o mapa, que nesse caso, é a Revista Científica da FAMINAS." 

Quem pode submeter artigos à revista?

Todos os estudantes de qualquer período ou curso podem submeter artigos à Revista Científica da FAMINAS. Geralmente, os alunos produzem seus trabalhos orientados por seus professores. Então, o material é avaliado por revisores independentes (no mínimo dois, sendo pelo menos um de outra instituição), que analisam o mérito acadêmico-científico-tecnológico do artigo.

As avaliações ocorrem em regime duplo-cego. Você já ouviu falar nisso? Funciona da seguinte forma: o revisor não saberá quem são os autores nem os autores saberão dos revisores. Esse formato de avaliação beneficia o julgamento do artigo sem conflito de interesse, como algum tipo de problema ou favorecimento. O resultado é a melhora da qualidade e da validade dos textos publicados.

A Revista Científica da FAMINAS é editada pelo Centro Universitário UNIFAMINAS, que está localizado na cidade de Muriaé, região da Zona da Mata do estado de Minas Gerais. A publicação conta com uma equipe editorial altamente qualificada, com pesquisadores de hospitais e instituições de ensino superior consagradas. Todos os editores têm doutorado e atuam em várias áreas do conhecimento.

Agora que você já sabe tudo sobre a Revista Científica da FAMINAS, incluindo todas as vantagens que ela traz para a sua formação, que tal começar a produzir o seu próximo artigo? Para isso, fique atento aos critérios de submissão. Basta clicar aqui!



Vamos conversar?