Calouro na faculdade: 5 clássicos da vida universitária



A vida de um calouro na faculdade guarda inúmeras surpresas e desafios. Os primeiros dias como universitário vêm carregados de ansiedade, muita curiosidade e aquele frio na barriga tradicional de quando estamos entrando em uma nova fase da vida. Afinal, nós esperamos por esse momento por um longo tempo durante a escola. 

Com tantas expectativas, não paramos de imaginar como serão as aulas, as festas e as pessoas que vão cruzar nosso caminho. Para já dar um gostinho de como é, realmente, a faculdade, separamos 5 momentos clássicos que só acontecem com calouros – ou não! Confira:

1.     Ficar com medo do trote;

O medo do trote chega logo com a notícia da aprovação na faculdade. Todo calouro na faculdade já se imagina sujo de tinta e pagando alguns micos pelas ruas. Mas calma! Não são todas as instituições que realizam o trote. Quando acontecem, são feitos de maneira saudável para promover interação entre a turma e os veteranos. Além disso, só participa quem quer. Então, pare de se esconder! 

2.     Pegar o ônibus errado;

Mudou de cidade para estudar ou a universidade é em um lugar que ainda não conhece? Prepare-se! Durante o primeiro período, a confusão com os ônibus é certa e faz parte da rotina. É importante lembrar que isso não é vergonha. Está perdido? Peça informação, fale com o motorista e pesquise as rotas até a faculdade.

3.     Perguntar ao professor se pode ir ao banheiro;

Ainda habituados ao ritmo da escola, é muito comum, nos dias de aula iniciais, ver um calouro ou outro levantar o braço para pedir autorização para ir ao banheiro. Não, isso não é mais necessário! Na faculdade, a liberdade é bem maior. Você só precisa conhecer suas responsabilidades e não perder aulas importantes de bobeira.

4.     Passar mal na festa de recepção de calouros;

A recepção de calouros, também conhecida como calourada, é uma festa que, geralmente, acontece no começo do semestre. Adivinhe qual é a turma mais animada? A dos novatos, claro. A primeira festa como universitário finalmente! Por isso, é comum chegar muito empolgado e exagerar na bebida. Para que isso não aconteça, pegue leve e aproveite até o fim.

5.     Entrar na sala de aula errada.

Na universidade, você vai precisar aprender a se virar em um espaço maior, com mais salas, anfiteatros, laboratórios e afins. Diferentemente da escola, suas aulas não serão sempre no mesmo lugar. Consequentemente, não fique assustado se entrar em uma sala e não reconhecer a turma nem o professor. Acontece com todo mundo! Peça licença e procure o local certo da disciplina. 

Apesar de algumas situações serem um pouco constrangedoras, essas experiências são incríveis para, no futuro, compartilhar sua vida como calouro na faculdade. Você cresce, se desenvolve e dá boas risadas! Se já está ansioso para mergulhar nesse mundo, acesse o Quiz preparado pelo UNIFAMINAS para descobrir se você combina mais com humanas, exatas ou biológicas. Vamos, juntos, descobrir qual área é mais a sua cara!




Vamos conversar?