Arte e vida: 5 séries para quem quer fazer faculdade de Direito



A faculdade de Direito e a profissão em geral são temas frequentes em séries televisivas. Como resultado, se esse é o curso dos seus sonhos, fica fácil unir o útil ao agradável e mergulhar no mundo jurídico. Desse modo, você pode encontrar programas que inspiram e mostram de perto as histórias de advogados com diferentes personalidades e vivências.

Se o seu desejo é estar por dentro desse universo, esse texto pode ser a sua base. Aqui, listamos cinco séries que trazem o Direito como assunto principal, de formas únicas e emocionantes. Prepare a pipoca: é hora de maratonar! Confira:

1.     How to Get Away With Murder

Produzida por Shonda Rhimes, How to Get Away With Murder é uma das séries mais aclamadas da atualidade. A história se desenvolve ao redor da vida pessoal e profissional de Annalise Keating, interpretada por Viola Davis, advogada de defesa criminal e professora da faculdade de Direito na Universidade de Middleton, na Filadélfia.

Annalise seleciona cinco de seus melhores alunos para trabalharem com ela em seu escritório: Wes Gibbins, Connor Walsh, Michaela Pratt, Laurel Castillo e Asher Millstone. Durante o suspense, em meio a um colapso em sua vida e inúmeros dramas, a professora e seus orientandos se veem envolvidos em uma trama de assassinatos.



2.     Suits

Em Suits, você acompanha de perto a rotina de um escritório de advocacia em Nova York. Com um toque de humor sarcástico, a série conta como Mike Ross, um jovem que foi expulso da faculdade de Direito, consegue trabalhar com um veterano da profissão, Harvey Specter.

Com 8 temporadas até o momento, Suits conquista o público com histórias eletrizantes. Para os futuros estudantes e profissionais da área, é uma ótima opção para conhecer o cotidiano de um advogado de defesa por dois ângulos, com personagens que atuam de maneiras diferentes na mesma função.



3.     Law & Order

Law & Order é veterana no mundo das séries. Sua estreia foi em 1990 e, desde então, o sucesso gerou uma duradoura franquia com diversas adaptações. O programa é policial e aborda casos complexos que acontecem também na cidade de Nova York. Para solucioná-los, a história mostra os esforços de promotores de justiça e policiais.

Se você é fã dessa adrenalina de desvendar crimes, um spin-off bastante recomendado é Law and Order: Special Victims Unit. A série traz os detetives Elliot Stabler e Olivia Benson na investigação de violações de caráter sexual. São 444 episódios, divididos em 20 temporadas. Digna de maratona!




4.     Better Call Saul

E, por falar em spin-off e adaptações, Better Call Saul é uma série derivada da famosa Breaking Bad. A história possui enredo próprio e mostra como o personagem James McGill, um advogado abaixo da média que vive à sombra de um irmão mais velho, se transformou no famoso Saul Goodman, profissional bem sucedido na cidade de Albuquerque.

Assim como Breaking Bad, Better Call Saul tem recebido uma enorme aclamação por parte da critica. É importante lembrar que, mesmo estando relacionadas, as produções são independentes. Ou seja, se você não assistiu à precursora, isso não te impede de curtir o enredo do spin-off



5.     Lie to Me

Lie to Me tem como personagem principal o Dr. Cal Lightman, baseado em uma pessoa real: Paul Ekman, psicólogo e especialista em linguagem corporal e expressões faciais. A série traz investigações de uma equipe formada por profissionais capacitados para detectar mentiras com base no comportamento humano.

O grupo presta serviço para diversas entidades, como o FBI, a polícia e empresas particulares. Mesmo não sendo tão direta para o mundo do Direito, como as demais séries citadas, Lie to Me pode ser uma excelente opção para conhecer diversos casos e identificar se os acusados são ou não culpados.



Gostou? Agora é só decidir por qual começar! Para ir além e conhecer mais sobre a realidade do curso de Direito, assista ao vídeo da coordenadora no UNIFAMINAS.




Vamos conversar?