O que levar em consideração antes de escolher sua faculdade de medicina?



O fim do ciclo escolar chega com o início de um caminho repleto de desafios. Nesse período, todo mundo tem dúvidas e incertezas, mas o que não falta são sonhos. E, nesse cenário, entra a faculdade de medicina: passagem para essa tão sonhada profissão! Com tantas expectativas, onde estudar se torna uma das decisões mais importantes dessa fase.

Pensando nisso, é preciso buscar referências. Afinal, para se tornar um bom profissional é importante contar com um lugar de confiança para aprender e colocar em prática todos os ensinamentos. Para ajudar você nessa missão, listamos as considerações essenciais que devem ser feitas antes de escolher sua faculdade. Fique de olho nos seguintes tópicos:

Avaliações e conceito no MEC

Toda instituição de ensino superior é avaliada para que o nível da qualidade dos cursos seja definido e divulgado. O MEC, Ministério da Educação, baseia seu conceito em três testes que indicam o desempenho da faculdade. O primeiro é o Enade. Esse exame analisa o aprendizado dos alunos durante todo o curso.

Para avaliar os professores, a qualidade do curso e sua infraestrutura, existe o CPC: Conceito Preliminar de Curso. Há, ainda, o Índice Geral de Cursos. Mais conhecido pela sua sigla, o IGC é uma média geral dos atributos da instituição. Com esses conceitos, você checa o reconhecimento da faculdade de medicina e pode ficar mais seguro em sua escolha.

Grade curricular e corpo docente

A qualidade de um curso está ligada aos professores que o compõem e à grade de disciplinas em seu currículo. Por isso, é fundamental procurar informações sobre seus futuros orientadores. Nesse levantamento, leve em conta fatores como a formação e as experiências de cada um.

A grade curricular deve ser completa. É interessante saber se o projeto pedagógico da universidade é mais voltado para pesquisa ou para o mercado de trabalho. Assim, você terá autonomia para decidir sua faculdade baseado nos planos futuros de sua carreira. 

Além disso, valorize os lugares em que terá liberdade para atuar e ter pensamentos críticos, sempre com a ética que a profissão exige.

Estrutura da faculdade de medicina

Você, com certeza, conhece a importância de uma boa infraestrutura em hospitais, clínicas e postos de saúde. Em uma faculdade de medicina a premissa é a mesma. Nela, é fundamental que existam espaços e equipamentos em boas condições para que os ensinamentos sejam passados de maneira assertiva.

Avalie se a faculdade de medicina desejada possui laboratórios adequados e também conta com espaços para a vivência acadêmica. Se for possível, visite o local e conheça de perto sua organização.

Opiniões de alunos e ex-alunos

Entrar em contato com alunos e ex-alunos da universidade desejada é uma forma prática de conhecer a fundo tudo sobre o local. Você pode encontrar as opiniões em redes sociais e nas páginas da própria instituição. Se preferir, converse diretamente com alguém e não fique tímido: tire todas as suas dúvidas!

Depois de recolher todas as informações indicadas, fica mais fácil decidir. Ainda assim, se restarem algumas incertezas, conheça o SIMULAB! O Laboratório de Simulação Realística da UNIFAMINAS reproduz as experiências da vida real. Com ele, você simula uma rotina médica desde o primeiro período da faculdade de medicina. 







Vamos conversar?