Profissões em alta: saiba o que vai bombar em 2019



Chegou sua hora de decidir qual carreira seguir? É muito comum que esse seja um momento difícil para os jovens. Afinal, escolher o curso ideal não é uma tarefa simples. O mercado de trabalho está em constante renovação. Por isso, antes de investir em uma atividade, além de considerar gostos pessoais, é importante estar atento às profissões em alta no momento.

A transformação digital deu cara nova a muitos cargos. As ferramentas e estratégias voltadas para tecnologia adotadas nas empresas, atualmente, mudam a relação dos profissionais com a carreira. Portanto, a atenção deve ser redobrada! Para deixar você por dentro das novidades e ajudar a fazer a melhor escolha, ao longo do texto, listamos três atividades que vão bombar em 2019. Confira:

1.     Gerente jurídico

Um dos cargos de maior destaque na área do Direito é o de gerente jurídico. Na prática, o desempenho desse profissional envolve a gestão das atividades realizadas no departamento jurídico da empresa. Além disso, é ele que será o responsável por agir em favor dos interesses da companhia em caso de ações judiciais.

Para atuar como gerente jurídico, você precisa de formação em Direito. O indicado é que, depois da graduação, seja feita uma especialização para incrementar o currículo e adquirir maior conhecimento específico sobre esse segmento da profissão.   

2.     Cientista de dados

Novas oportunidades têm aparecido, cada vez mais, para os profissionais da área da contabilidade, graças ao avanço da tecnologia. Para quem gosta de trabalhar com números, o cargo de cientista de dados é uma excelente escolha. O especialista que ocupa esse cargo é capaz de colher e explorar dados. Como resultado, ele será o responsável por gerar informações estratégicas para as empresas.

Para exercer a função de cientista de dados, o ideal é que a graduação seja feita no curso de Ciências Contábeis. É necessário, também, que o profissional domine ferramentas de Business Intelligence, criadas para favorecer a análise dos dados. A base para esse conhecimento você pode adquirir em especializações compatíveis com a carreira.

3.     Controller

O controller, também conhecido como gestor de controladoria, é o profissional que coordena os processos envolvendo questões econômicas, financeiras e patrimoniais. O principal compromisso desse gestor é garantir que as atividades da empresa sejam executadas em conformidade com sua política interna.

O cargo ganhou força devido a maior preocupação com a transparência e a padronização das regras nas companhias. Para se tornar controller, é indicada a graduação em Administração. Depois de formado, é fundamental que haja especialização em controladoria ou gestão financeira. 

Como saber qual profissão em alta é ideal para mim?

Você com certeza reparou que as atividades citadas fogem um pouco daquelas que já conhecemos desde sempre. E isso é ótimo! Explorando novas áreas de atuação, mais portas se abrem, e as opções para estudar e trabalhar em algo de que se gosta crescem.  Mas tão significativo quanto conhecer os cargos em alta é identificar as carreiras que combinam com a sua personalidade, com seus gostos e desejos.

A dica é: pesquise bastante sobre cada uma. Leia sobre os cursos e as possibilidades que terá durante a faculdade e depois dela. E, agora que já conhece as profissões em alta para o ano de 2019, que tal entender por que o UNIFAMINAS pode te ajudar na realização desse sonho? Conheça a Faculdade de Minas!




Vamos conversar?