Prova para medicina: do vestibular à especialização em Dermatologia



Do vestibular até a conquista do título de especialização são vários tipos de provas para medicina. Além das provas que testam o conhecimento, existem diversas provações que colocam a vocação do futuro médico à prova. Para alcançar o sucesso na carreira, é preciso persistência e dedicação.


Quem quer se especializar em Dermatologia precisa vencer algumas etapas até exercer a medicina. Saiba mais informações sobre a rotina de trabalho do dermatologista e o que é preciso fazer para se tornar um especialista.

 


A certificação

 

O profissional que se interessa pela área da Dermatologia precisa seguir algumas etapas até exercer a medicina. O primeiro pré-requisito, não poderia ser diferente, é o diploma médico.

 

O aluno deve cursar a especialização ou cumprir a residência médica, ambas credenciadas na Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A formação dura de três a quatro anos, em período integral. Após finalizar a formação, é necessário se registrar no Conselho Federal de Medicina (CFM) e realizar a prova de título de especialista em Dermatologia da SBD. O último passo é o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) junto ao CFM.

 

A Dermatologia


O médico dermatologista realiza o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de doenças de pele, mucosas, cabelo e unhas. A área de atuação é ampla e ainda existe a possibilidade de se especializar em subdivisões, como a Dermatologia Cosmética e a Dermatologia Oncológica, por exemplo.

 

O campo de trabalho e estudo se estende por cerca de 3 mil doenças dermatológicas. O dermatologista orienta sobre os cuidados gerais com a pele e trata doenças coma acne (espinhas), dermatites (alergias), hanseníase (lepra), câncer de pele, psoríase, micose, vitiligo e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).


O mercado


O mercado é favorável e necessita de novos profissionais. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, atualmente são quase 8,5 mil médicos dermatologistas. As vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não foram totalmente preenchidas. A demanda na rede particular, em consultórios e clínicas, é crescente.

 

Qual é a maiorprova para medicina?


A maior prova para a medicina é a superação. Ao longo da formação, o médico enfrenta diversas etapas e precisa superar uma a uma para alcançar seu objetivo: se tornar um profissional renomado.  Para ajudar os alunos nesta jornada, o UNIFAMINAS oferece a melhor infraestrutura para uma formação de excelência. As aulas utilizando simulação realística proporcionam uma vivência única aos alunos. Com a técnica, os alunos têm contato com um aprendizado integral, que une a teoria a pratica. Conheça como o UNIFAMINAS proporciona uma experiência didática diferenciada aos seus alunos.




Vamos conversar?