Quero ser médico angiologista: o que preciso saber sobre a carreira?



Escolher a carreira médica exige uma preparação longa do futuro profissional. Na maioria dos casos, o preparo começa muito antes da faculdade e se estende após a conquista do diploma. O estudo e a dedicação são fundamentais para a formação de um bom profissional. O estudante que quer ser médico angiologista encontra informações e um panorama sobre a carreira neste material.


Como se especializar em angiologia?


Após a conclusão da faculdade, umas das opções de especialização é a angiologia. O curso tem duração de dois anos e, depois desse período, é preciso realizar uma prova para receber o certificado. O site da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBCAV) traz todas as informações sobre a especialização.

 

Qual é a área de atuação de um médico angiologista?

 

Os profissionais especializados em angiologia são responsáveis por cuidar da saúde do sistema circulatório, que compreende as veias, as artérias e o sistema linfático. Esse conjunto é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes no organismo. Dessa forma, qualquer tipo de mau funcionamento ameaça a saúde do paciente. Acidente Vascular Cerebral (AVC), tromboses, varizes, aneurismas e arteriosclerose são algumas das doenças tratadas por angiologistas.

 

O profissional se divide entre clínicas, consultórios e hospitais, e seu trabalho é importante para realizar diagnósticos precoces. Em geral, as doenças vasculares são silenciosas, o que representa grande risco aos pacientes. Os sintomas aparecem em estágios mais avançados, quando o tratamento é mais delicado.


Como é a demanda por médicos especializados em angiologia?


O AVC é a segunda maior causa de mortes no Brasil, atrás apenas do infarto do miocárdio. São mais de 100 mil casos a cada ano. Segundo o Ministério da Saúde, a cada cinco minutos, um brasileiro morre em decorrência do AVC.

 

Por sua vez, a trombose mata um milhão de pessoas em todo o mundo. A doença é a terceira que mais mata no país. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular de São Paulo (SBCAV-SP), a estimativa é de que 180 mil novos casos são diagnosticados por ano.

 

Outra doença importante que acomete grande parte da população são as varizes. A estimativa é de que mais da metade das brasileiras sofre com os sintomas como cansaço, sensação de peso e dor nas pernas. No caso dos homens, o número é menor e corresponde a cerca de 30%.

 

Dessa forma, a demanda pela formação de novos médicos angiologistas é crescente. Os números refletem a necessidade da população brasileira pelos cuidados desse profissional.  O mercado absorve novos angiologistas de maneira natural. Atualmente, a estimativa é de que existam aproximadamente dois mil profissionais nessa área.


Quero ser médico angiologista


Escolheu qual será sua especialização médica? Sua resposta foi "quero ser médico angiologista"? Prepare-se para ser um profissional de qualidade. A formação que a faculdade oferece é a base, mas é preciso somar conhecimento. Grupos de estudos e estágio possibilitam a troca de informação. Mas a vivência e a prática também são importantes. O UNIFAMINAS proporciona uma experiência diferenciada para seus alunos. Saiba como funcionam as aulas de Simulação Realística.

 




Vamos conversar?