5 formas de engrandecer seu currículo acadêmico dentro e fora das faculdades na Zona da Mata



A formação acadêmica vai muito além da sala de aula. Para engrandecer seu currículo acadêmico e profissional, é preciso somar experiências fora das faculdades na Zona da Mata. O aluno deve buscar diferenciais para se destacar no mercado de trabalho. Confira as dicas:


Estágio


Durante o estágio, o aluno tem contato com a prática profissional e soma conhecimentos que a sala de aula não lhe ensina. Esta é a oportunidade de errar e acertar. Solucionar problemas, lidar com os mais diversos públicos, trabalhar sob pressão. Esses são alguns dos tipos de vivência que só a prática proporciona.

 

Outra vantagem do estágio é poder ter contato com mais de uma área de atuação e descobrir com qual tem mais afinidade. Além disso, o aluno desenvolve habilidades específicas, voltadas para o ramo/a empresa em que está estagiando. Sem contar que o estágio é uma porta de entrada para o mercado de trabalho.


 


Grupo de pesquisa

 

Muitas faculdades na Zona da Mata possuem grupos de pesquisa ou ligas acadêmicas. Fazer parte desses núcleos enriquece a formação acadêmica. Nestes ambientes, os alunos têm a oportunidade de trocar experiências, assumir responsabilidade e produzir conteúdo acadêmico. Isso proporciona o desenvolvimento de linhas de pesquisa alternativas e a participação em congressos, por exemplo. Esse tipo de vivência é importante porque coloca o aluno em contato com realidades que a sala de aula não lhe proporciona.

 

Monitoria e projeto de extensão

 

Na monitoria, o aluno passa a ser corresponsável por esclarecer as dúvidas dos colegas junto com o professor titular da disciplina. Ele realiza atendimento, tem contato com didáticas de aula e acaba aprendendo mais enquanto ensina.

 

Além disso, o aluno pode trabalhar em escritório escola e clínicas especializadas. Esse tipo de prática pode ser encontrada em algumas faculdades na Zona da Mata.  Assim, os alunos de Direito podem ter contato com o exercício da profissão e ganhar experiência. O mesmo acontece com alunos da Medicina, Enfermagem, Odontologia e Nutrição, por exemplo.

 


Intercâmbios


O aluno que opta por fazer intercâmbio durante a graduação também tem muito a absorver. O contato com outras culturas amplia os conhecimentos técnico e humanístico. Ele traz na bagagem novas experiências e outros pontos de vista, o que enriquece sua visão de mundo.

 

O intercâmbio não precisa ser, necessariamente, para outro país. A interação com outras faculdades, em outros estados, também é favorável. A extensão territorial do Brasil favorece a regionalização, o que é benéfico para somar conhecimentos, sem sair do país.

 

Línguas

 

Um ponto muito visado nos currículos é o conhecimento de outros idiomas. Por isso, investir seu tempo aprendendo uma segunda ou terceira língua é uma boa estratégia. Para ser um diferencial, é preciso se dedicar ao aprendizado para desenvolver fluência na escrita e na fala.

 

Inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, mandarim. As possibilidades são muitas. O importante é se dedicar para ter propriedade sobre a língua, o que vai ser um diferencial.

  


Adote esta estratégia: engrandeça seu currículo acadêmico dentro e fora das faculdades na Zona da Mata

 

Somar experiências fora das faculdades na Zona da Mata é fundamental para enriquecer seu currículo acadêmico e profissional. Mas não se esqueça: escolher uma faculdade de qualidade é tão importante quanto realizar essas atividades extraclasses. Clique abaixo e conheça quais são os diferenciais que tornam uma faculdade ideal para construir um futuro promissor.





Vamos conversar?